Parkatejê: Os Gavião do Pará

Registrado durante vinte intensos dias em 2011, na aldeia Parkatejê (Terra Indígena Mãe Maria – município de Bom Jesus do Tocantins/ PA), o ensaio fotográfico com os Gavião do Pará parte de uma perspectiva etnográfica direta para ser editado, anos após, sob um viés curatorial estético e documental. O registro de jogos e festas tradicionais se deu por ocasião de uma grande mobilização comunitária em torno da produção de um livro e da gravação de um filme sobre as memórias do cacique “Krokrenum”, o “Capitão” dos Gavião. Nestas fotografias, a proposta é que o instante etnográfico possa atrair percepções para uma tessitura mais densa, abordando as relações de gerações entre os Gavião, buscando o afeto e a transmissão de conhecimentos como filtros condutores sensíveis do espectador emancipado.

Liderança tradicional da etnia Parkatejê, Kohokrenhum conduziu seu povo em meio século de lutas: à partir do primeiro contato com os brancos, em 1957, quando seu grupo então contava com cerca de trinta adultos apenas, vítimas de epidemias e conflitos, até a atualidade, com as recentes batalhas físicas e jurídicas contra as gigantes Vale e Eletronorte, nas duas últimas décadas. Atravessando massacres, tragédias, guerras, servidão, resistência étnica e um incrível crescimento demográfico, os Gavião do Pará – ou Parkatejê, como se chamam – avançam no século XXI com perspectivas de modernizar sua cultura, sem perder a memória e tradições culturais.

O ensaio fotográfico, abordando instantes únicos através dos jogos preparatórios para a Festa do Tepe (peixe), é uma busca estética e afetiva de condensar uma rica cultura Timbira em grande processo de transformação.

O registro etnográfico dos jogos e preparativos da Festa do Tepe (peixe) ocorreu possibilitado por uma ocasião singular, em que toda aldeia Parkatejê estava mobilizada e concentrada para a elaboração de um livro e para a gravação de um filme colaborativo pelos jovens da etnia, em 2011, em metodologia participativa conduzida pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Do processo foi produzido um filme intitulado “Krohokrenhum”, de Vincent Carelli e Ernesto de Carvalho, e um livro de autoria dos próprios Gavião, intitulado “Me Ikwe Teje Ri – ninguém sabe o duro que dei”, sobre a vida e memórias do capitão dos Gavião, Kohokrenhum.

Prof. Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira

• Ensaio Fotográfico: Paidéia Parkatejê – Os Gavião do Pará
  • Fotógrado: Prof. Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira¹ – Faculdades INTA
  •  Data do ensaio fotográfico: Abril 2011
  •  Local: Aldeia Parkatejê – Área Indígena Mãe Maria – Povo Gavião do Pará – Munícipio de Bom Jesus do Tocantins, Pará
  • Equipamentos: Câmera Digital Nikon D90 com lentes 24mm 2.8 e 50mm 1.4
  • Curadoria: Prof. Me. Regina Raick – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Organização:
    • Anacléa de Araújo Bernardo – Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica – INTA
    • Antônio Diego Dantas Cavalcante – Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica – INTA

1Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É fotógrafo, realizador audiovisual, pesquisador e professor do curso de Jornalismo das Faculdades INTA.

Projetos mais recentes