O setor da Pró-Diretoria de Ensino de Graduação- PRODEG foi ampliado incluindo o SEAD – Serviço de Acompanhamento ao Discente, no qual a professora Rita, Assessora Pedagógica da PRODEG junto ao Pró- Diretor de Ensino de Graduação Professor Rômulo, desenvolvem um trabalho direcionado aos alunos de todos os cursos para atender as demandas educacionais do discente a nível administrativo e pedagógico. Nesse contexto, as ações do SEAD/PRODEG trabalham na prática educativa na perspectiva dialógica, incentivando através do diálogo e da boa escuta a convivência universitária ampla e satisfatória.

Envie um email para o SEAD: ritasead.cpa@inta.edu.br

Objetivo

Orientação Educacional no apoio aos acadêmicos, melhorando o processo de convivência acadêmica envolvendo os aspectos (cognitivos, afetivos, sociais).

Metodologia dialógica: trabalha as relações interpessoais e reitera que é importante ouvir o acadêmico. A fala do acadêmico é elemento de avaliação do processo ensino-aprendizagem individual e do grupo.

Ações do SEAD

  • Acompanhamento dos discentes em relação à frequência, avaliações, desenvolvimento do curso, dificuldades na aprendizagem, relação professor-aluno;
  • Propor um sistema de ensino adequado aos objetivos propostos nas disciplinas ;
  • Realizar reuniões pedagógicas com assiduidade necessária com atividades que proporcionem sempre mais união e entrosamento entre os professores e alunos;
  • Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;
  • Acompanhar o Rendimento acadêmico dos alunos;
  • Utilização de canais de comunicação para reclamação (diminuir reclamações na Ouvidoria);
  • Agilizar o tempo de respostas às demandas dos alunos;
  • Acompanhar e orientação educacional trabalhando as dificuldades dos alunos no contexto amplo de educação (aspectos, cognitivos, afetivos e psicopedagógicos) nos aspectos social, econômico e pedagógico através da parceria com a clinica de psicopedagogia;
  • Acompanhar o aluno individualmente ou em grupo, numa perspectiva de tomada de consciência de suas potencialidades, elevando sua autoestima, que é fator primordial para sua aprendizagem;
  • Trabalhar junto aso professores para melhor compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles;
  • Escuta, dialoga e orienta educacionalmente na perspectiva ampla de educar;
  • Trabalha da dimensão do currículo oculto cuidando dos processos e conteúdos atitudinais;
  • Promove entrosamento entre família e ensino superior, aproximando o dialogo e contribuindo para formação do cidadão pleno e desenvolvimento da vida pessoal, familiar e para a sua formação profissional ;

Parcerias

Clínica de Psicopedagogia- Atendimentos a acadêmicos com dificuldades na aprendizagem.

Coordenadores e professores de cada curso – Contribuem na perspectiva do diálogo e na boa informação para agilidade na resolutividade das demandas do aluno.

Equipe