Sobre o Curso

A compreensão do mundo contemporâneo, marcado por um processo de globalização cultural e econômico, pelos avanços científicos e tecnológicos, pelas transformações nos sistemas de produção e transmissão de conhecimento, pela necessidade premente de construção e de reconstrução do homem e do mundo, impõe múltiplos desafios às sociedades no que se refere a compreensão clara e precisa dessas mudanças.

Cabe à Faculdade, através da produção científica e tecnológica, buscar caminhos adequados para enfrentar o futuro, com base no saber crítico, criativo, atualizado e competente. Enquanto Instituição Educacional, responsável pela formação do profissional, deve repensar, redimensionar princípios, conceitos, critérios e valores, visando à produção e disseminação do conhecimento.

Com esse compromisso, um novo paradigma sobre a aprendizagem se estabelece – o aprender a aprender.
A necessidade social deste Curso – de abrangência regional – enquanto realização do Direito é, e será imperativa, porque vital, a condição “sine qua non” para o avanço da sociedade.

O Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) se apresenta com um leque múltiplo de opções, oportunizando ao bacharel exercício profissional em diversos campos de atuação, seja no setor privado como a advocacia e consultoria jurídica de empresas, assim como no setor público, em cargos da administração pública direta e indireta, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

O Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) tem como escopo formar profissionais capazes de contribuir na construção de uma sociedade justa e com oportunidades iguais a todos, agentes capazes de conduzir os litígios a fim de dirimi-los, propiciando o reequilíbrio social.

Nesse contexto, o ensino jurídico reivindica o conhecimento dos valores sociais adotados pela coletividade, em cujo âmbito o profissional vai operar única via capaz de mostrar-lhe que a ideia do justo ultrapassa as formas tradicionalmente consagradas e assimiladas por meio das informações acadêmicas, permitindo-lhe entender que o Direito não pode ser traduzido mediante simples adoção de formas ou modelos fechados.

A Ciência do Direito é, eminentemente, fruto da cultura de um povo, sendo assim, é um objeto cultural dotado de certa complexidade, ou seja, deve evoluir sempre objetivando acompanhar o pensar e o agir da sociedade, sob pena de se tornar inoperante, não refletindo mais o sentimento de justiça e segurança jurídica a qual se destina. Aprofundar a função social da Ciência do Direito é a forma mais eficiente de fazer com que o futuro profissional do Direito nunca se afaste do maior de todos os valores sociais: a justiça.

O Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) surge da necessidade da organização da sociedade civil, da necessidade da normatização da vida social. O Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) tem por dever estudar a realidade jurídica, tal qual ela se apresenta, analisando não só a Dogmática Jurídica, mas também a zetética Jurídica para o seu corpo discente. Retratar, além dos valores jurídicos contidos no ordenamento jurídico, os valores morais da sociedade que serviram de base para aqueles. Aprender e praticar o Direito e, também, entender a sua utilidade para a sociedade.

A proposta elaborada no Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) expressa consequentemente na sua Integralização Curricular que tem por objetivo facilitar o conhecimento e articular opiniões sobre a Ciência do Direito, relacionando o Direito com a Sociedade, respeitando o ordenamento educacional brasileiro vigente.

O Profissional

O Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) pretende formar profissionais com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica. O Egresso do Curso de Bacharelado em Direito proposto será um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica. Será um profundo conhecedor das bases constitutivas do Direito, conhecedor crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.

O futuro Bacharel em Direito estará preparado para entender e construir soluções diante da realidade dos conflitos sociais e seus desdobramentos, e não ficar preso a conceitualismos metafísicos que o afastam do mundo e colocam em uma redoma legalista geradora de injustiça, em função de seu ensurdecimento social. O egresso do Curso de Bacharelado em Direito do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) será um profissional com elevado nível de preparo intelectual e consciência social, qualificado para o exercício técnico e profissional do Direito em todas as áreas.

A formação jurídica mais típica no âmbito dos estudos de graduação conferirá ao egresso do Curso de Bacharelado em Direito do INTA a proficiência necessária para atender às necessidades prementes da região onde se insere a IES.

O Bacharel em Direito proposto pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) estará apto a atuar nas diversas possibilidades de intervenção profissional, seja em carreiras jurídicas tradicionais como a Advocacia, a Magistratura e o Ministério Público, seja em novas funções que se abrem no mercado de trabalho, como Assessoria e Consultorias a Empresas, Orientação Jurídica de Organizações Não Governamentais entre outros.

Direito
Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Ementário das disciplinas: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso