Sobre o Curso

O Curso de Teologia se enquadra na natureza do INTA, em sua identidade específica, colaborando para o aprofundamento e a vivência comunitária numa perspectiva acadêmico- cientifica, através do diálogo com as outras ciências, com as artes e com a filosofia, tendo um espaço privilegiado para uma maior compreensão, da tradição teológica, a partir da realidade na qual estamos inseridos. Tal projeto tem implicações de caráter não apenas religioso, como também filosófico, antropológico, histórico, cientifico e cultural, apontando caminhos para a transformação da sociedade no diálogo entre academia e sociedade, razão e fé.

Não há como desvincular o desenvolvimento da reflexão teológica das mudanças do mundo contemporâneo em seus aspectos político, religiosos, econômico, cultural, social e tecnológico. Tais mudanças tanto provocam transformações nas situações de vida como redimensionam as políticas e educacionais e mesmo socioeclesiais, às quais o saber teológico está completamente relacionado.

Durante o curso nossos alunos estarem envolvidos em atividades de estágios. Nossa organização curricular contempla as três dimensões exigidas pelo MEC: (1) Núcleo fundamental: nesse núcleo se localiza as disciplinas que caracterizam um curso de teologia; (2) Núcleo interdisciplinar: aqui, localizam as disciplinas que dialogam com a teologia, como, Filosofia, Sociologia, Psicologia, antropologia etc.; (3)Núcleo formativo teórico-prático: localiza-se as disciplinas que completam a formação do egresso concedendo a competência, habilidades e atitudes pretendidas com o curso. Pretendemos que o teólogo formado pelo INTA esteja preparado para atuar em suas comunidades religiosas, mas também diante da sociedade, que muitas vezes se revela cética, sem esperança diante dos dilemas que à cometem, em busca de uma ação cidadã participativa e responsável, iluminando a mesma  com a luz da Revelação.

O Profissional

O antigo entendimento de que tais cursos destinavam-se tão somente à formação de líderes religiosos, professores de ensino religioso têm dado lugar a uma compreensão holística e integradora da vida humana e de toda a ação eclesial-social no mundo, bem como, prever a presença de pessoas interessadas no saber teológico com fins de pesquisa e que buscam este conhecimento pelo legítimo interesse nesta área de estudo.

Teologia
Informações
Duração: 3 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Manual de estágio: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 3

Coordenação do Curso