Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades INTA visa atender à demanda educacional que se avoluma na região, estabelecendo um vínculo social e comunitário para o crescimento da região do Noroeste do Ceará. Com projeto pedagógico calcado na Legislação pertinente, em especial na Resolução Nº. 01, de 15 de maio de 2006 e no Parecer Nº. 05, de 13 de dezembro de 2005, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

O curso está organizado em 08 semestres que correspondem à 04 anos, sua proposta curricular objetiva  formar um perfil profissional de excelência, contamos atualmente com salas de aula confortáveis e equipadas com multimídias,  Laboratório de Ensino (LAPES) e uma BRINQUEDOTECA. Sob a orientação de professores qualificados, os alunos participam de projetos de monitoria, PIBID (recebem bolsas CAPES de iniciação à docência), e estágios nas escolas de Educação Básica e outros espaços educativos escolares e não-escolares, objetivando à partir da teoria adquirida no curso desenvolver uma práxis diferenciada e efetiva. , prestando serviços por meio do desenvolvimento de práticas importantes para a formação pedagógica. Desenvolvem atividades complementares diversas: seminários, simpósios, pesquisas qualitativas inerentes à área, importantes para a iniciação científica e projeto de educação continuada.

Os 03 estágios obrigatórios ofertados pelo curso acontecem em Sobral e região, muitos alunos conseguiram emprego a partir do bom desempenho que apresentaram nestas instituições, temos egressos que passaram recentemente em concursos públicos não só em escolas mas em espaços de saúde como CRAS.

O Curso de Pedagogia das Faculdades INTA tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do pedagogo, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo, a atuação solidária, para o desenvolvimento da sociedade por meio de conteúdos essenciais no atual contexto de reforma dos paradigmas educacionais.

Como parte de um projeto maior que é o das Faculdades INTA, associa os limites de uma expansão institucional já estabelecida às previsões da demanda social e econômica relacionadas ao mercado de trabalho para o pedagogo; assenta os contornos das prioridades correspondentes na perspectiva das ações de índole comunitária e das funções extensionistas da qual se articulam as atividades que, no plano acadêmico, científico e cultural, desenvolvem-se como tarefas indissociáveis e complementares.

Ao longo destes anos, desde sua autorização pelo MEC em 2007, buscamos aprimorar nossa proposta curricular através de fóruns de professores e alunos, visando primar por um Perfil Profissional que atenda as necessidades sociais vigentes.  O currículo do curso possibilita formar um profissional que domina conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos, capaz de atuar com compromisso ético e político para além dos muros da escola, nossos alunos entendem que podem trabalhar como professores, gestores bem como em empresas, hospitais, ONGs, etc.

Espera-se que o egresso possa utilizar a práxis pedagógica, visando as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre, sendo capaz ainda de atuar, como agente de transformação da realidade em que se insere, assumindo assim, seu compromisso histórico.

Objetivo Geral

O Curso de Pedagogia das Faculdades INTA visa à formação de profissionais qualificados, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação brasileira e com o desenvolvimento do processo de educação permanente de cada indivíduo.

Objetivos Específicos
  • Propiciar a formação do futuro educador, com vasto domínio dos conhecimentos teóricos e científicos do processo ensino-aprendizagem e da criatividade no campo educacional.
  • Formar profissionais com uma visão global, habilitados a compreender as transformações emergentes do contexto social, político e econômico no qual ele próprio está inserido e no contexto mundial.
  • Dominar os conteúdos básicos das áreas de conhecimento, objetos de sua prática docente, apto a resolver problemas da prática docente e da dinâmica escolar primando pela aprendizagem dos alunos.
  • Obter a plena compreensão e a capacidade de atuação sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e as relações desta com a sociedade onde se insere.
  • Avaliar, dimensionar as características socioculturais e pedagógicas capazes de sistematizar e socializar sobre a prática docente.
  • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades.
  • Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento.
  • Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida.
  • Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.

Vale ressaltar, que na ultima avaliação do MEC em 2013 o Curso de Pedagogia obteve CONCEITO 5, sendo a maior nota estabelecida pelos avaliadores, coroando com êxito um trabalho de excelência cunhado por gestores e professores que contam com apoio e estrutura desta IES, para colocar em pratica um programa de formação de educadores dentro dos parâmetros estabelecidos nacionalmente.

Quem faz Pedagogia nas Faculdades INTA com certeza tem possibilidade de tornar-se um profissional que faz a diferença no mercado de trabalho.

Pedagogia
Informações
Duração:
Tipo de curso: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Ementário: Download
Matriz curricular e ementário de disciplinas: Download
Manual de estágio: Download
Conceito Enade: 3
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso