Sobre o Curso

As Faculdades INTA ofertam o curso de Bacharelado em Engenharia de Produção com “formação plena”, autorizado pelo MEC pela Portaria/MEC nº 721, de 27 de novembro de 2014. A proposta do curso é a formação de um profissional competente e comprometido com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, com sólida base técnico-científica, capacitado a absorver e desenvolver tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A carga horária total do Curso de Bacharelado em Engenharia da Produção do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA é de 4.455 horas, distribuídas em 10 semestres, com carga horária nas disciplinas teórico-práticas de 3.825 horas, Estágio Supervisionado de 240 horas, Trabalho de Conclusão de Curso de 180 horas e Atividades Complementares de 210 horas. Os laboratórios são constituídos de equipamentos didáticos modernos a fim de proporcionar aos acadêmicos conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades em empresas dos mais diversos segmentos (empresas de bens e serviços). Os laboratórios a serem utilizados no decorrer da conclusão do curso de engenharia de produção são: Física experimental, Química experimental, Desenho, Automação e Termodinâmica, Mecânica dos fluidos, Eletrotécnica e Processos de Fabricação. Algumas aulas práticas são realizadas nos laboratórios de informática instalados com softwares computacionais visando o conhecimento e domínio da simulação e otimização de processos da área industrial.

O curso de Engenharia de produção das Faculdades INTA dispõe de parcerias educacionais e convênios de estágio com grandes empresas da região. Por meio da parceria Instituição de Ensino – Indústria os acadêmicos das Faculdades INTA terão oportunidade de realizarem aulas práticas dentro do meio industrial o que influenciará significativamente na compreensão do aluno a respeito das responsabilidades e competências do engenheiro de produção, capacitação e preparo para o mercado de trabalho.

 

O Profissional

As Faculdades INTA visam à formação de profissionais com perfil empreendedor, com capacidade de executar funções técnicas específicas da engenharia como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, além de possuir habilidade de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas. Engenheiro capaz de aumentar a produção industrial, reduzir custos de produção, aperfeiçoar técnicas e processos aplicados nas empresas e trazer melhorias na forma e relação de trabalho dos profissionais em geral. Engenheiro com visão integrada dos processos de produção, capaz de realizar análise de investimentos, organização de fluxos, simulação de processos, atuação em equipes multidisciplinares e com capacidade de reduzir ou propor formas de eliminação resíduos impactantes ao meio ambiente.

 

Áreas de atuação

A área de atuação profissional do engenheiro de produção é bastante ampla. Destaca-se:

  • Engenharia do Produto;
  • Projeto da Fábrica;
  • Processos Produtivos;
  • Engenharia de Métodos e Processos;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Custos da Produção;
  • Qualidade;
  • Organização e Planejamento da Manutenção;
  • Engenharia de Confiabilidade;
  • Ergonomia;
  • Higiene e Segurança do Trabalho;
  • Logística e Distribuição;
  • Pesquisa Operacional.

 

O Mercado

O conhecimento de métodos de engenharia capazes de aumentar o rendimento e produtividade nas empresas aliada a formação gerencial torna o engenheiro de produção bastante visado e essencial em estabelecimentos de produção de bens e prestação de serviços. O mercado para o engenheiro de produção é muito amplo. Este profissional pode atuar, por exemplo, em Indústrias de automóveis, em siderúrgicas, em industrias de eletrodomésticos, de equipamentos e de alimentos. Em empresas de prestação de serviços como, por exemplo, empresas de transporte aéreo, marítimo, empresas de telefonia, empresas de construção, hospitais, supermercados, bancos e seguradoras. Em vários órgãos públicos e privados como os Correios, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), PETROBRAS. Pode ainda prestar consultoria em geral em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Engenharia de Produção
Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Ementário de disciplinas: Download
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Manual de estágio: Download
Manual de monitoria: Download
Manual de laboratório: Download
Conceito Enade:  –
Conceito Preliminar de Curso (CPC):  –
Conceito de Curso (CC):  4

Coordenação do Curso

Secretaria do Curso