Sobre o Curso

Curso modular, a graduação em Odontologia das Faculdades INTA busca inserir os discente na atenção primária desde o 1º semestre. Pretende envolver os discentes ao longo do Curso, com a percepção das obrigações morais dos profissionais da saúde, sua conscientização da realidade da comunidade onde está inserido o seu Curso e que seus estudantes respeitem as pessoas, expressos como indivíduos autônomos, façam o bem e saibam agir com justiça e equidade, sendo capazes de lidar com as desigualdades sociais, econômicas e de saúde. Há que ressaltar que a pura e simples ministração das aulas, em nenhum momento substituirá o envolvimento dos estudantes com a comunidade. Salientando-se que o módulo horizontal de aprendizagem do primeiro ano (Saúde Coletiva I) visa também o estabelecimento de vínculo de cada discente com duas famílias da comunidade, as quais serão acompanhadas pelo estudante até o final do Curso; serão trabalhadas Ações Preventivas e de Promoção de Saúde. Esta proposta possibilitará que os futuros Cirurgiões-dentistas desenvolvam habilidades e competências como a responsabilidade com a resolução dos problemas relacionados à Saúde Bucal da família/comunidade e o trabalho em equipe, desenvolvimento de comunicação interpessoal, assim como a relação mais intensa com os cidadãos por ele acompanhados.

Áreas de Atuação

Atua nas áreas de odontologia legal e saúde coletiva, dentística, prótese e prótese maxilofacial, odontopediatria e ortodontia, radiologia, patologia, estomatologia, periodontia, traumatologia bucomaxilofacial e implantodontia. Trabalham por conta própria ou como assalariados em clínicas particulares, cooperativas, empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Gestão de saúde pública e docência na educação superior também são áreas possíveis.

Estrutura

O curso nasceu com uma estrutura laboratorial de ponta, composta por laboratórios de Ciências Básicas (Anatomia, Microscopia, Bioquímica e Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia) e laboratórios específicos (de Pré-Clínica Odontológica e Laboratório de Prótese)

O Profissional

Regulamentação

Instituído em 25 de outubro de 1884 por meio do decreto No 9311 junto aos cursos de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. A profissão de Cirurgião-Dentista é exercida no país por meio da regulamentação da lei No 5081,de 24 de agosto de 1966.

Conselhos: Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Conselho Federal de Odontologia (CFO)
Profissionais em atividade no Brasil: cerca de 220 mil

Odontologia
Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Ementário das disciplinas: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso