Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia em EAD (Licenciatura) das Faculdades INTA, autorizado pelo MEC com nota  05, visa atender à demanda educacional que se avoluma na área. O projeto pedagógico do curso foi embasado na Legislação pertinente, em especial na Resolução Nº. 01, de 15 de maio de 2006 e no Parecer Nº. 05, de 13 de dezembro de 2005, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia em EAD.

 

Estrutura do Curso

Sua proposta curricular procura formar um perfil profissional de excelência, contamos atualmente com salas de aula confortáveis e equipadas com multimídias, para os momentos presenciais de treinos de habilidades e competências, Laboratório de Ensino (LAPES) e uma BRINQUEDOTECA.

Contamos com um ambiente virtual (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) organizado para atender as necessidades dos alunos; com vídeos aulas produzidas por professores com formação para as áreas específicas, sob a responsabilidade da – PRODIPE (Pro diretoria de Inovação Pedagógica) das  Faculdades INTA; Contamos também com um quadro de Professores e Tutores para acompanhamento aos alunos e produção de material didático disponibilizado no AVA(Ambiente Virtual de Aprendizagem).

 

Objetivos

Visa à formação de profissionais qualificados, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação brasileira e com o desenvolvimento do processo de educação permanente de cada indivíduo, buscando atender alunos já graduados ou não, que buscam uma Licenciatura e não possuem  disponibilidade suficiente para aulas presenciais, necessitando gerenciar seu tempo pessoal de estudo.

a) Objetivo geral

O Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (PEDEaD) prima por formar educadores para o exercício das funções de Magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio de Modalidade Normal e em Cursos de Educação Profissional e Apoio Educacional.

A formação a distância que estamos oferecendo quer ser resposta às necessidades da Região Nordeste e principalmente para o Estado do Ceará. Qualificados e comprometidos no desenvolvimento e a qualidade da educação no Estado, enfim, com a Educação brasileira. Hoje em dia dados estatísticos nos mostram que os cursos existentes são insuficientes para cobrir a demanda existente na Educação Infantil e nas séries iniciais. Frente a essa realidade que é de apenas 37,9% para Educação Infantil e de 74,9% para Ensino Fundamental queremos formar educadores como uma resposta de qualidade para formação superior, seguindo os seguintes objetivos:

b) Objetivos específicos

  • Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar as tarefas próprias do setor da educação.
  • Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não escolares.
  • Promover uma formação em Pedagogia que contemple de maneira integral a docência, a participação na gestão e avaliação dos sistemas e instituições de ensino em geral, através do acompanhamento didático pedagógico e de programas educativos.
  • Propiciar a formação do futuro educador, com vasto domínio dos conhecimentos teóricos, práticos e científicos do processo ensino aprendizagem e da criatividade no campo educacional.
  • Formar profissionais com uma visão global de ensino e de novas tecnologias, habilitados a compreender as transformações que ocorrem no contexto educacional, político e econômico no qual ele próprio está inserido.
  • Tornar possível aos professores em formação na modalidade em Pedagogia na Modalidade a Distância o desenvolvimento da criatividade em planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos educativos;
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos estudantes e das comunidades;
  • Tornar possível aos professores em formação na modalidade em Pedagogia na Modalidade a Distância o desenvolvimento da criatividade em planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos educativos;
  • Desenvolver nos Laboratórios de Ensino e Práticas Educacionais – LAPES e Briquedoteca situações pedagógicas eficazes para a aprendizagem visando o desenvolvimento social, cognitivo e educacional dos alunos.
  • Sensibilizar os educadores a respeito da constante renovação das linguagens e tecnologias para o sucesso no ensino aprendizagem, tanto na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação profissional e apoio educacional.
  • Formar profissionais com uma visão global de ensino e de novas tecnologias, habilitados a compreender as transformações que ocorrem no contexto educacional, político e econômico no qual ele próprio está inserido.
  • Organizar o trabalho colaborativo e a construção de redes de aprendizagem de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento.
  • Estimular o processo de educação continuada.
  • Possibilitar um ensino colaborativo, pelo uso intensivo das novas tecnologias.
  • Articular os conteúdos dos sete núcleos de ensino de forma a possibilitar a organização de um conjunto de temas que visam proporcionar uma formação ampla e diversificada, buscando oferecer subsídios ao profissional docente necessário para análise e intervenção social.

 

O Profissional

Preparado para atuar no âmbito educacional, sua formação prioriza aspectos que o tornam um profissional comprometido com a transformação da realidade, com a ampliação das possibilidades educativas e com a construção de uma educação de qualidade, capaz de tornar menos distante o sonho de uma sociedade justa e igualitária.

 

Áreas de Atuação

O profissional com formação em pedagogia, atua na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em Cursos de Educação Profissional e Apoio Educacional. As atividades docentes também compreendem participação na Organização e Gestão dos Sistemas e Instituições de Ensino.

Cursos de Extensão em capacitação docente e atividades que promovam a valorização da educação local. Os Projetos de Extensão e Responsabilidade Social pretendem promover o diálogo entre a Faculdade, Escolas e Comunidades ao privilegiar o espaço da sala de aula como campo de atuação e o envolvimento das comunidades na produção dos saberes locais.

 

Habilidades e Competências

Por se tratar de um Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (PEDEaD), espera-se que o aluno formando esteja capacitado para exercer o ofício de Professor, em todas as suas dimensões, que vão além da profissão de professor. A ênfase no Magistério não exclui outras atividades que este formando poderá exercer no ambiente escolar, podendo atuar em atividades relacionadas à formação de professores, educação indígena, educação e movimento popular ou outras atividades correlatas. Saber utilizar as novas tecnologias digitais aplicadas à área da educação, evidenciado a capacidade de articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão e Responsabilidade Social na produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica.

A fim de dar conta deste universo profissional que caracteriza a atividade do profissional da educação que é a essência deste curso, espera-se que o formando, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso, desenvolva as Competências e Habilidades a seguir:

a) Competências gerais:

  • Conhecer as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas da educação brasileira.
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade, justa, equânime, igualitária.
  • Saber gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios de aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.
  • Saber utilizar-se da tecnologia digital como opção propicia a globalização.
  • Atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas sobre diversidade, cultura, raça, etnia e crença.
  • Desenvolver autonomia intelectual e profissional, possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo na educação e na sociedade.

b) Habilidades Gerais:

  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
  • Problematizar, refletir sobre as múltiplas dimensões das experiências educativas dos sujeitos em ambientes escolares e não escolares.
  • Desenvolver o trabalho em equipe, estabelecendo diálogo multidisciplinar entre as diversas área do conhecimento educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • Dominar as diferentes concepções metodológicas possibilitando a investigação e a análise das relações sócio históricas da Educação Brasileira.
  • Gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios de aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.
  • Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como mediadores do processo de ensino e aprendizagem.
  • Saber utilizar-se da tecnologia digital como opção que propicia a globalização.

 c) Competências Específicas para a Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (PEDEaD)

  • ­Conhecer os princípios teórico-metodológicos da área de conhecimento que se constituem objeto de sua prática pedagógica.
  • Ter conhecimentos teóricos que fundamente as práticas de ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e novas tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos.
  • Conhecer os conteúdos básicos que são objetos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, Fundamental e Modalidade Normal.
  • Conhecer os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transmissão/construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
  • Ter conhecimentos teóricos das relações ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e novas tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos.

d) Habilidades Específicas para Licenciatura em Pedagogia

  • Saber aplicar os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transmissão/construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
  • Saber planejar, coordenar e avaliar projetos pedagógicos articulando e integrando os sujeitos do processo, mediando discussão metodológica para o encaminhamento das atividades didáticas e a organização da gestão.
  • Estar apto a lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.
  • Aplicar processos organizacionais democráticos, organizando e gerindo a escola, ou outras instituições não escolares, promovendo trocas entre os sujeitos do processo educacional e a comunidade local.
  • Dominar e ampliar conhecimentos teóricos das relações ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares
  • Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área.
  • Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais.
  • Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.
  • Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórica crítica.
  • Dominar e ampliar conhecimentos teóricos das relações ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos.
  • Vivenciar e relacionar informações do funcionamento de espaços educativos (relação professor-aluno, organização do espaço de ensino aprendizagem, projetos, materiais pedagógicos) para exercite a capacidade de enfrentar situações problemas no cotidiano do trabalho.

 

Perfil do Egresso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (PEDEaD), se utiliza de novas tecnologias digitais, espera-se que o estudante formando por nós esteja capacitado para exercer o ofício de pedagogo, sabendo articular conhecimentos da Educação e áreas afins com a utilização das novas mídias.

Dessa forma, está se desenvolvendo o currículo por meio de um processo construtivo de aprendizagem, cuja compreensão parte, sempre, de situações-problema ou desafio para o sujeito. Assim, a pesquisa didática substituirá a didática tradicional.

Em síntese, o pedagogo almejado evidenciará:

  • A capacidade de promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos do aluno, estimulando o interesse do educando pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social.
  • Capacidade de contribuir para que sua interação e convivência na sociedade sejam produtiva e marcada pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

Ao mesmo tempo, sua formação prioriza aspectos que o tornam um profissional comprometido com a transformação da realidade, com a ampliação das possibilidades educativas e com a construção de uma educação de qualidade, capaz de tornar menos distante o sonho de uma sociedade justa e igualitária.

O egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (PEDEaD) do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) deverá estar apto a:

  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras: física, psicológica, intelectual, social.
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
  • Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas, favorecendo evolução no desenvolvimento e aprendizagem.
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a Instituição educativa, a família e a comunidade identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e positiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas etárias, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • Participar da gestão das Instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico.
  • Participar da gestão das Instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atua e os provenientes da sociedade majoritária.
  • Atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

Na possibilidade de diversidade de saberes, o Curso possibilita abertura para formação de professores indígenas, como prevê a legislação.

 

Mercado de Trabalho

Qual a média salarial em início de carreira? De acordo com o mercado de trabalho

Entre 2.000 à 13.000 R$.

Algumas médias salariais nacionais para pedagogos, de acordo com levantamento do site de empregos Catho:

  • Estágio em Pedagogia: R$ 843
  • Estágio na área de Educação: R$ 808
  • Estágio na área de Educação Infantil: R$ 757
  • Estágio na área de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 1.172
  • Auxiliar de Classe: R$ 1.011
  • Professor de Pedagogia: R$ 969
  • Auxiliar Pedagógico: R$ 1.181
  • Assistente Pedagógico: R$ 1.651
  • Pedagogo: R$ 1.613
  • Psicopedagogo: R$ 2.030
  • Educador Social: R$ 1.507
  • Professor de Educação Infantil: R$ 1.667
  • Professor de Educação Especial: R$ 1.076
  • Professor de Ensino Fundamental: R$ 1.889
  • Professor: R$ 1.856
  • Professor de Ensino a Distância: R$ 1.865
  • Coordenador Pedagógico: R$ 2.584
  • Consultor Pedagógico: R$ 4.223
  • Analista Pedagógico: R$ 2.729
  • Supervisor Pedagógico: R$ 2.775
  • Diretor Pedagógico: R$ 13.110
  • Gerente Pedagógico: R$ 2.778
  • Assistente de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 1.601
  • Consultor de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 2.748
  • Analista de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 2.670
  • Supervisor de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 2.076
  • Consultor de Recursos Humanos: R$ 3.294
  • Especialista em Treinamento e Desenvolvimento: R$ 4.672
  • Gerente de Treinamento e Desenvolvimento: R$ 7.450
Pedagogia
Informações
Duração: 4 anos
Tipo de curso: Licenciatura
Modalidade: Educação a Distância – EaD
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso