Sobre o Curso

O curso de licenciatura em História na modalidade a distância, procura formar professores com competência técnica, científica, humanista, social, política e ética, apto a atuar na disciplina de Historia nos ensinos fundamental e médio. O curso procura formar professores conscientes de seu papel enquanto cidadãos responsável pela educação e pelo desenvolvimento de mentes criticas e criativas aptas para poderem compreender o processo histórico. Considerando a seleção da educação a distância, envolvendo a utilização de múltiplas ferramentas tecnológicas,  o curso promoverá o domínio das tecnologias de informação e comunicação, digitais e analógicas, que são essenciais à educação.

 

Objetivos

O Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância tem por objetivo geral, a formação do educador-pesquisador para atuar na educação tanto em espaços formais de educação, assim como naqueles que podem ser potencializados como locais alternativos, como museus, arquivos, monumentos e outros que possam gerar reflexões acerca do presente, do passado e do futuro.

Formar cidadãos-profissionais na área de História, capazes de refletir sobre o seu tempo e conscientes das especificidades culturais das sociedades e grupos sociais em sua alteridade no presente e no passado.

Despertar o interesse, pela pesquisa histórica, pelo conhecer-se, em docentes, discentes, e no público para além dos muros do Curso.

 

O Profissional

O profissional do curso de Licenciatura em História das Faculdades INTA será um profissional capacitado para o exercício do trabalho de historiador, o que obriga ao domínio integral da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua investigação, produção e difusão.

 

Áreas de Atuação

A formação no Curso de História do INTA pretende preparar profissionais para o desempenho de suas atividades a exemplo de consultorias aos mais diversos canais que produzem documentários, filmes, novelas de época, atuação em museus, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e atividades docentes na rede de ensino pública, privada, seja em nível fundamental, médio, superior ou em especializações, mestrados e doutorados.

O profissional historiador poderá atuar em escolas, memoriais, museus, bibliotecas, assessorias e consultorias diversas, no suporte de pesquisa histórica ao desenvolvimento de filmes e documentários, produções culturais, bibliotecas, museus, instituições de pesquisa, ou ainda atuando como professor, seja na educação básica, na universidade.

 

Habilidades e Competências

Habilidades Específicas para Licenciatura em História

  • Aplicar os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
  • Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área.
  • Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais.
  • Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e valores democráticos, elementos importantes do processo educacional.
  • Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica.
  • Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico.

Competências específicas para a Licenciatura em História

  • Conhecer os conteúdos básicos que são objetos de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio.
  • Conhecer os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
  • Ter conhecimentos teóricos das relações ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e novas tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos.

 

Perfil do egresso

Por tratar-se de um Curso de Licenciatura em História na Modalidade a distância, espera-se que o aluno formando esteja capacitado para exercer o ofício de historiador, em todas as suas dimensões, que vão além da profissão de professor de História do Ensino Fundamental e Médio. A ênfase no Magistério não exclui outras atividades que este formando poderá exercer na medida em que ele adquiriu conhecimentos específicos da área da História e áreas afins, podendo atuar em atividades relacionadas à preservação do patrimônio, assessorias públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos ou outras atividades correlatas. Saber utilizar as novas tecnologias digitais aplicadas à área de História, evidenciado a capacidade de articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão e na produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica. Deve ter compromisso político e ético na sua ação docente, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania a partir de princípios democráticos.

 

O Mercado

O licenciado em História possui formação para trabalhar na educação básica em escolas de nível fundamental e médio, públicas e privadas. O profissional estará apto para seleções em concursos públicos em museus e arquivos histórico. Em instituições que cuidam do resgate da memória de personagens ou eventos, instituições públicas de preservação do patrimônio, arquivos e museus, o profissional também poderá ser contratado para prestar consultoria, trabalhar na organização de acervos, em pesquisa documental e na preservação do patrimônio cultural público ou particular. O professor de História poderá ainda ingressar na Educação Superior após cursar uma pós-graduação Strictu Sensu(Mestrado e Doutorado).

História
Informações
Duração: 3 anos e 6 meses
Tipo de curso: Licenciatura
Modalidade: Educação a Distância – EaD
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso