Sobre o curso

O curso de licenciatura de Educação Física a distância tem como referência da sua proposta a formação alargada e aprofundada sobre a área enquanto componente curricular nas escolas, o incremento da cidadania e qualidade de vida e promoção da saúde. O curso aborda também dos pormenores políticos e éticos que fundamentam a profissão de professor no Brasil. Considerando a escolha da metodologia da educação a distância, envolvendo a utilização de múltiplas ferramentas tecnológicas oportunizadas pelas tecnologias, o curso promoverá o domínio das tecnologias de informação e comunicação, digitais e analógicas, que são essenciais à educação.

 

Objetivos

a) Objetivo Geral

Assegurar ao graduado da Licenciatura em Educação Física na Modalidade a Distância uma sólida formação generalista, humanista e crítica.

b) Objetivos Específicos

  • Formar professores que identifiquem o saber próprio do campo de conhecimento de que trata a Educação Física dentre o conjunto dos saberes relativos ao movimento culturalmente construído, adequando-os ao espaço e tempo escolares.
  • Formar professores de Educação Física que compreendam o processo histórico-social no qual estão inseridos e que busquem um papel atuante na transformação social, utilizando-se como objeto de intervenção a cultura corporal do movimento humano.
  • Formar professores que reconheçam o papel da escola e da Educação Física como uma disciplina relevante do componente curricular, buscando estreita interação da cultura corporal com as demais disciplinas curriculares, favorecendo os projetos interdisciplinares.
  • Formar professores de Educação Física que reconheçam a escola como local apropriado para a produção de conhecimentos, procurando sistematizá-los e socializá-los para assumirem a condição de professor-pesquisador.
  • Formar professores de Educação Física conscientes da importância da continuidade dos estudos em nível de Pós-graduação, permitindo-lhes conhecimento atualizado por meio da educação continuada.
  • Constituir um professor intelectual, transformador e pesquisador, capaz de assumir de forma autônoma e crítica a sua atuação profissional.

 

O Profissional

O egresso do curso em Educação Física deverá ter condições de aplicar nas escolas os conhecimentos e conteúdos associados à cultura do movimento humano, numa dinâmica de prevenção de problemas de agravo, promoção, proteção e reabilitação da saúde, bem como da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos vinculados às atividades físicas, recreativas e esportivas. A componente prática envolve o jogo, o esporte escolar, a ginástica, a dança, as lutas e o lazer.

Áreas de Atuação

O Professor de Educação Física terá habilitação profissional para atuar no âmbito da Educação Física Escolar, nos seus diferentes níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), na rede pública e privada de ensino.

 

Perfil do Egresso

O Licenciado em Educação Física na Modalidade à Distância é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à área. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos – livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, dentre outros. Além disso, atua em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais; ainda pesquisa, coordena e supervisiona equipes de trabalho em Educação Física. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, o desenvolvimento da sua consciência corporal e a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física na Modalidade a Distância do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA é caracterizado por uma formação profissional atualizada, fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. E ainda, em sua formação docente, compreender o seu papel social na formação do ser humano crítico e transformador, atendendo as competências das demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento para o exercício da sua profissão e não somente ser professor de Educação Física.

No desempenho de suas atribuições, o professor de Educação Física deverá demonstrar aptidões intelectuais em termos de símbolos abstratos, exatidão e atenções concentradas, cultivando ainda a sociabilidade, a meticulosidade, a perseverança e a liderança.

Os Licenciados em Educação Física na Modalidade à Distância deverão estar capacitados a refletir e transmitir ideias, e ainda a realizar intervenções junto aos seus alunos e à comunidade, usando uma linguagem compreensível, cultivando a iniciativa, sem perder a consciência do que significa o ser humano, isto é, o sujeito de direitos e deveres, assim, pois, portador dos conhecimentos da área de Educação Física e detentor das habilidades específicas inerentes às suas funções de professor e da qualidade técnica, moral e ética exigida para o trato das questões da Educação e da Educação Física.

 

Habilidades e competências

A fim de dar conta deste universo profissional que caracteriza a atividade do profissional da educação que é a essência deste curso, espera-se que o formando, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso, desenvolva as Competências e Habilidades a seguir:

a) Competências gerais

  • Conhecer as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas da educação brasileira.
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade, justa, equânime, igualitária.
  • Saber gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios de aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.
  • Saber utilizar-se da tecnologia digital como opção que propicia a globalização.
  • Atuar como agente intercultural com vistas à valorização e o estudo de temas sobre diversidade, cultura, raça, etnia e crença.
  • Desenvolver autonomia intelectual e profissional, possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo na educação e na sociedade.

b) Habilidades gerais

  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
  • Problematizar, refletir sobre as múltiplas dimensões das experiências educativas dos sujeitos em ambientes escolares e não escolares.
  • Desenvolver o trabalho em equipe, estabelecendo diálogo multidisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • Dominar as diferentes concepções metodológicas possibilitando a investigação e a análise das relações sócio-históricas da Educação brasileira.
  • Gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios de aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar.
  • Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como mediadores do processo de ensino e aprendizagem.
  • Saber utilizar-se da tecnologia digital como opção que propicia a globalização.

c) Competências Específicas do Curso de Licenciatura em Educação Física na Modalidade a Distância

  • Assumir papéis diferenciados que incluem desde a Gestão Administrativa deste Projeto Pedagógico até a atuação como professor virtual, através de teleconferências.
  • Produtores na elaboração de seus materiais pedagógicos.
  • Parceiros que constroem com os Especialistas em Tecnologia, abordagens inovadoras de aprendizagem.

d) Habilidades Específicas do Curso de Licenciatura em Educação Física na Modalidade a Distância

  • Superar as visões dicotômicas e classificatórias, assegurando diversas formas de desenvolvimento curricular.
  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e reflexivo, promovendo e divulgando conhecimentos que constituem patrimônio da humanidade.
  • Divulgar o saber nas mais diversas formas.
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das Ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

 

O Mercado

O objetivo determinante do curso é capacitar o professor para atuar na educação básica, se ressaltando o ensino nos níveis infantil, fundamental e médio da rede pública e privada de ensino. Com a evolução na carreira, o profissional pode se tornar docente no Ensino Superior e coordenador pedagógico em universidades. Outra opção é tornar-se empresário e proprietário de instituições que desenvolvam atividades físicas esportivas.

Regulamentação

– Lei nº 9696, de 1º de setembro de 1998.

Ganho inicial (média mensal)  

– De R$ 1 mil a R$ 8 mil. Em alguns casos, quando o profissional alcança grande renome, os ganhos podem chegar a variar de R$ 20 mil a R$ 40 mil.

Educação Física
Informações
Duração:
Tipo de curso: Licenciatura
Modalidade: Educação a Distância – EaD
Matriz curricular: Download
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5

Coordenação do Curso